Crónica dos 32#take 14, 15 e 16
Quando as coisas parecem que não estão a correr bem, muda de perspectiva e tudo melhora!
Frase cliché do dia, eu sei! Mas sabem aquelas alturas que até precisam de ouvir aquelas frases motivacionais para vos dar um up e fazer mudar o chip? É tipo isso!
A dormir pouco e mal ja há alguns dias. Uma filha adoentada e eu em casa um dia com ela, a cuidar, dar-lhe atenção e, ao mesmo tempo, pedir documentos a clientes, comunicar aprovações de financiamento e a dar boa noticia de que vão ter crédito para compra a casa e defender processos em reuniões com bancos. É o verdadeiro multitasking de mãe.
E chego a quinta-feira às seis da tarde como se me tivessem tirado as pilhas da energia. Exausta e a pensar que ia facil já para um spa um dia inteiro.
Mas, sabem uma coisa? No meio do cansaço e daquela enorme vontade de precisar de descansar, ganhar energia - vá e sair um dinheiro num euromilhoes qualquer! - hoje estive com uma amiga, que de uma forma tão bonita e tão natural fez-me perceber o quanto devemos ser gratas por tanta coisa que nos acontece durante o dia.
E sermos gratas por tantas coisas boas que nos acontecem durante o dia - e que tantas vezes não valorizamos! - faz com que as reconhecemos e lhes demos o devido valor.
Ontem li uma frase que dizia:
"Como podes querer ter o que desejas, se não consegues ser grata pelo que tens?"
E sabem? Isto faz sentido!
Passámos tanto tempo a queixar-nos do que nos corre menos bem, do que gostavamos de ter e não temos. Dos sonhos que queremos realizar e dos objetivos que queremos cumprir. Do futuro que queremos viver e das coisas que queremos fazer.
E se quando estes pensamentos nos invadissem fizessemos o contrario?
E se agradecermos mais aquilo que no durante o dia nos corre bem? E se formos capazes de ser gratas por tantas coisas boas que temos e damos por garantidas, sem lhes dar o devido valor? E se começarmos a pensar no tanto que ja fizemos, em todos os objetivos que já alcançamos e nos sonhos que nunca imaginamos cumprir e cumprir? E se começarmos a agradecer mais pelo presente que temos a sorte de viver em vez de depositar tanta energia e ansiedade no futuro que ainda falta chegar?
Se formos capazes de mudar a nossa perspectiva e sermos gratas pelo tanto que temos e por tantas coisas boas que nos acontecem, tenho a certeza que estaremos muito mais em paz com o nosso presente e muito mais receptivas ao tanto que ainda podemos ter!
Ser capaz de ser grata pelo que se tem, faz-nos conseguir alcançar muito mais facilmente o que desejamos!
Como tudo na vida, é só uma questão de perspectiva! Não concordas?
E como diz uma amiga, invocar a gratidão é manifestar, reconhecer e agradecer tudo de bom que a vida e o universo nos dão!