Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Princesa Sem Tiara

Blog pessoal, de alguém que pela escrita é apaixonada e à moda já há muito se rendeu!

Princesa Sem Tiara

Blog pessoal, de alguém que pela escrita é apaixonada e à moda já há muito se rendeu!

Qua | 11.05.22

DIÁRIO DE UMA MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM

Princesa Sem Tiara

20220424_165433(0) (1).jpg

 

11 de Maio de 2022 e nem acredito que já faz hoje 8 meses que a Clara nasceu. E que 8 meses incríveis que foram estes. E intensos também! Se tivesse que descrever estes 8 meses com uma breve descrição diria que foram uma autêntica montanha-russa. De emoções - com as hormonas alteradas pelo pós-parto (tive dias que só me apetecia chorar de alegria e felicidade ao olhar para a minha bebé e outros de cansaço naqueles dias que a minha bebé so queria maminha literalmente o dia todo e a privação de sono de muitas noites quase sem dormir consecutivas já se fazia sentir). Uma montanha-russa de aprendizagem, a cada dia. Agora é que percebo porque existe a expressão mãe de primeira viagem, as coisas que aprendemos quando somos mães pela primeira vez. Acreditam que eu achava que tinha de mudar a fralda de cada vez que dava de mamar à Clara?! Santa inocência! E tantas outras peripécias. Ser mãe pela primeira vez é ter dúvidas o tempo todo e receio. Muitos receios e pensar constantemente se estamos a fazer tudo bem. Lembro-me de no início questionar frequentemente tudo o que fazia. Se estava a pôr bem a Clara a arrotar, se já tinha arrotado bem, se a estava a pôr bem a dormir, até se lhe estava a pôr bem a fralda. Agora com o tempo aprendi a confiar mais em mim e no meu instinto de mãe e a ser mais prática. Mas claro que volta e meia ainda vêm as dúvidas e lá fico a pensar que roupa devo vestir agora com estes dias de calor. Tantas vezes me lembro daquilo que ouvia nas poucas aulas do curso de preparação para o parto: os bebés não vêm com livro de instruções. Pois não, mas não era mal pensado acreditem. Que isto de se ser mãe de primeira viagem faz-nos ter imenso receio de errar. E sem duvida alguma vontade de fazer mais e melhor. Ser mãe muda tudo. E ser mãe mudou-me muito. Hoje sou mil vezes mais desenrrascada, mais despachada, dou mais valor às coisas que realmente importam e preocupo-me ainda mais do que antes com tanta coisa. E se antes não era pessoa de fazer planos, hoje planeio até o tempo todo que tenho desde que chego a casa até ir dormir. Que se o tempo antes passava a correr agora passa a voar à velocidade da luz. E de repente a minha bebé que parece que ainda foi ontem que nasceu já está cheia de vontade de começar a gatinhar, adora comer sopa e fruta e já está a caminho do sexto dentinho. E desde que fui mãe se há coisa que dou tanto valor é as conversas boas com outras mães, que nos permite trocar experiências, partilhar coisas e perceber que "não estamos sozinhas". E eu que andava com tantas saudades de voltar a escrever decidi regressar ao blogue e trazer para aqui as minhas partilhas de maternidade, neste que será uma espécie de diário desta mãe de primeira viagem.

 

Quantas Mamãs temos desse lado?

1 comentário

Comentar post